3 dicas para cuidar dos lábios em casa e ter uma boca mais bonita

Lábios rachados ou descamando atrapalham qualquer visual, com ou sem maquiagem. Além do quesito estético, esses aspectos também podem resultar em feridas, em alguns casos. Por isso, cuidar dessa região é tão importante quanto quaisquer outras partes do corpo.

+ Lábios descamando: por que isso acontece e como evitar?

+ Hidragloss: conheça o tratamento que faz sucesso para hidratação e rejuvenescimento labial

O dermatologista Alessandro Alarcão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que “a pele dos lábios é muito mais delicada que muitas regiões do corpo. Por ser mais fina, não produz a mesma quantidade de sebo e ácidos graxos que o restante do rosto”.

O médico alerta que passar a língua no intuito de hidratar os lábios pode prejudicar ainda mais a região, devido à amilase presente na saliva. “A acidez da saliva pode piorar o ressecamento, irritar a pele da boca e formar manchas escuras, além de outros problemas como vermelhidão e até microfissuras, que podem favorecer a infecção bacteriana”, explica.

Se você deseja ter lábios hidratados, bonitos e saudáveis, vale incluir os cuidados específicos com essa região em sua rotina de skincare. Para isso, o especialista indica alguns pontos de atenção específicos; veja.

3 dicas para cuidar dos lábios em casa

Pexels

1 – Produtos para hidratação labial

Hidratar os lábios é muito importante para evitar os efeitos adversos evidenciados anteriormente pelo médico. Para isso, a indicção de é Alessandro apostar em produtos dermatologicamente testados e prescritos para cada tipo de lábio, respeitando as especificidades de cada um.

O uso do produto certo fará uma barreira cutânea na região, impedindo agressões externas e a perda de água. Entre os ativos que favorecem essas ações, o ácido hialurônico é um destaque.

2 – Esfoliação (com cautela)

O dermatologista explica que a descamação dos lábios é um processo natural do corpo, que ocorre entre três e setes dias. Portanto, incluir uma rotina de esfoliação no skincare, além da hidratação frequente, “pode ajudar a melhorar a sensação incômoda da descamação” e promover mais maciez e conforto.

Apesar de importante, a esfoliação requer atenção. Além de não ser indicada para o uso diário, é preciso cuidado com os ativos e o modo de uso, para evitar agressão à derme.

3 – Protetor solar

Não é novidade que o protetor solar é um item fundamental no cuidado com a pele, mesmo em dias nublados ou em ambiente internos. O mesmo se aplica aos lábios.

“É de extrema importância usar um protetor solar específico para os lábios. É uma pele que não tem defesa, uma região comum de surgir câncer, do tipo não melanoma, principalmente do tipo espinocelular e em pacientes muito fotoexpostos, porque o sol tem um dano cumulativo (especialmente em idosos)”, alerta o médico.

Como potencializar os cuidados com os lábios

A rotina de cuidado em casa é essencial. Contudo, os resultados podem ser potencializados em consultório. “Existe uma sequência de procedimentos. Antes de o paciente fazer qualquer tipo de aplicação nos lábios, inclusive de preenchimento, deve tratar primeiro a flacidez”, reflete.

Para essa finalidade o médico indica os lasers, em especial o Fotona, que promove estimulo na produção de colágeno, melhorando a elasticidade local. “Há também o chamado BB Laser ou Laser de Thulium, que faz uma renovação celular nos lábios, e ainda pode aplicar o ácido hialurônico por cima, que irá hidratar”, complementa.

Outro procedimento nesse sentido, segundo o médico, é o ultrassom microfocado, como o Ultraformer, o Liftera, dentre outros. “Podemos realizar ainda o Fotona intraoral, que trabalha os ligamentos que sustentam os lábios”, informa.

Alessandro explica: “Quando se fala em revitalização, precisa falar primeiro de sustentação dos lábios, melhorando a flacidez. Se for preenchido um lábio flácido, ele ficará pesado. Na hora pode ficar bonito, depois não. Por isso é necessário sustentar”.

O dermatologista indica, ainda, o microagulhamento para hidratar os lábios e promover um “efeito glow”, por meio da aplicação superficial de ácido hialurônico. A proposta garante viço e maciez, mas não tem efeito preenchedor.

Back to top